Alexa X ChatGPT

Alexa e ChatGPT, 10 tarefas do dia a dia que a Alexa poderá incorporar

A inteligência artificial  - IA - tem se tornado nos últimos meses, cada vez mais acessível e com alto potencial de nos apoiar nas tarefas do dia a dia.

Destacamos aqui o ChatGPT, um grande modelo de linguagem treinado pela OpenAI. Com a chegada do ChatGPT, e evolução de novos modelos, sentimos que a Alexa da Amazon ficou definitivamente para trás.

Quando a Amazon irá "acordar"? Porque isso acontece?

                                                  ---------------

Aproveite para conhecer nossas luminárias TUTTO, TRIO e TRIO MINI oferecem 3 portas USB de carga 17W e no caso das duas últimas uma tomada extra de 3 pinos - isso permite que você carregue 4 dispositivos eletrônicos sejam eles celulares, roteadores, impressoras, Alexa etc.

Elas não são inteligentes mas basta você comprar uma lâmpada inteligente e pronto já pode controlar tudo via a Alexa.

Aproveite o desconto de 10% com o código: TUTTO_10%_OFF

Trio

                                              ----------------

Alexa X ChatGPT

O Alexa é um assistente virtual desenvolvido pela Amazon que utiliza a inteligência artificial para realizar tarefas como responder perguntas, tocar música e controlar dispositivos domésticos conectados. O assistente foi lançado em 2014 e, desde então, tem passado por diversas atualizações. No entanto, é possível perceber que a evolução da inteligência artificial do Alexa tem sido mais lenta do que a do ChatGPT.

Por outro lado, o ChatGPT é um grande modelo de linguagem treinado pela OpenAI, que utiliza uma rede neural para gerar respostas para textos e conversas. Esse modelo tem sido constantemente atualizado e melhorado, o que tem permitido uma evolução mais rápida da sua inteligência artificial.

Uma possível explicação para essa diferença de evolução é que o Alexa é desenvolvido para cumprir funções específicas, enquanto o ChatGPT é uma tecnologia mais geral, capaz de ser aplicada em diversas áreas, como em chatbots, assistentes virtuais e tradutores automáticos. Além disso, a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, tem investido muito em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, o que tem permitido uma evolução mais acelerada.

Outro fator que pode influenciar é a quantidade de dados disponíveis para treinamento dos modelos. O ChatGPT é treinado em grandes conjuntos de dados, como a Wikipédia e o Reddit, o que permite que o modelo tenha uma compreensão mais ampla da linguagem. Já o Alexa tem acesso apenas aos dados coletados pela Amazon, o que pode limitar a sua capacidade de evolução.

Qual a evolução possível para a Alexa?

Melhorias na compreensão de linguagem natural: A tecnologia IA do ChatGPT pode ajudar o Alexa a entender melhor as nuances da linguagem natural, permitindo uma interação mais natural e fluída com os usuários. Isso pode permitir que o Alexa seja utilizado para realizar tarefas mais complexas, como fazer compras online, agendar compromissos e gerenciar finanças.


Respostas mais precisas e contextualizadas: Com a ajuda do ChatGPT, o Alexa pode ser capaz de fornecer respostas mais precisas e contextualizadas, levando em conta o histórico do usuário e o contexto da conversa. Isso pode tornar o assistente virtual ainda mais útil e eficiente na realização de tarefas diárias.


Tradução em tempo real: Com a tecnologia de tradução do ChatGPT, o Alexa pode ser capaz de realizar traduções em tempo real, o que pode ser útil para pessoas que precisam se comunicar em diferentes idiomas.


Assistência médica: Com a incorporação de tecnologia IA, o Alexa pode ser capaz de fornecer assistência médica, respondendo perguntas sobre saúde, fornecendo conselhos nutricionais e monitorando condições de saúde crônicas.


Reconhecimento de voz mais avançado: Com a ajuda do ChatGPT, o Alexa pode ser capaz de reconhecer vozes individuais e personalizar a experiência do usuário com base em preferências e histórico de uso. Isso pode permitir uma interação ainda mais personalizada e eficiente com o assistente virtual.


Essas são apenas algumas das possíveis tarefas que o Alexa pode incorporar com a tecnologia IA do ChatGPT. Com a evolução constante da inteligência artificial, é possível que o Alexa se torne cada vez mais sofisticado e capaz de realizar tarefas ainda mais complexas e úteis para os usuários.

Lista de 10 truques novos para a Alexa

  1. Fazer compras online: O Alexa pode ser capaz de fazer compras online para o usuário, a partir de comandos de voz, sem precisar acessar um computador ou telefone.

  2. Gerenciamento financeiro: Com a ajuda do ChatGPT, o Alexa pode monitorar gastos e receitas, gerar relatórios financeiros e fazer recomendações de investimentos.

  3. Receitas culinárias: O Alexa pode fornecer receitas culinárias personalizadas, com base nas preferências alimentares do usuário, e até mesmo fazer compras de ingredientes necessários.

  4. Organização de tarefas: O assistente virtual pode ajudar o usuário a organizar sua lista de tarefas, criar lembretes e agendar compromissos.

  5. Controle de iluminação e temperatura: Com comandos de voz simples, o usuário pode controlar a iluminação e a temperatura da casa com o Alexa.

  6. Monitoramento de segurança: O Alexa pode ser integrado com câmeras de segurança, permitindo que o usuário monitore sua casa a partir de comandos de voz.

  7. Controle de dispositivos inteligentes: Com a tecnologia IA do ChatGPT, o Alexa pode controlar uma variedade de dispositivos inteligentes, como televisões, caixas de som e aparelhos de ar condicionado.

  8. Assistência de viagem: O assistente virtual pode fornecer informações úteis sobre viagens, como preços de passagens, reservas de hotéis e informações sobre destinos turísticos.

  9. Educação e aprendizado: O Alexa pode fornecer informações educacionais, como definições de palavras, fatos históricos e aulas de línguas.

  10. Entretenimento: Com comandos de voz simples, o Alexa pode fornecer recomendações de filmes, séries, músicas e livros, além de jogos e outras formas de entretenimento.


Que lista mais completa para facilitar sua vida, não concorda?

Só não pode se transformar no super computador HAL de "2001, uma odisséia no espaço" do Kubrick - a imagem do nosso post é do astronauta tentando dialogar com "malvado" do HAL -  aí a ficção científica vira pesadelo!

Conte conosco aqui na Ocanova e até o próximo post

Fonte: Amazon, ChatGPT, Wired e IMDB

Voltar para o blog