Escolher um novo carregador para seu celular pode ser assustador: o mercado oferece centenas de opções, marcas, e muitas delas, com múltiplas configurações diferentes. E o pior...quando você acha que entendeu...muda a tecnologia, ou você muda de celular e volta à estaca zero.
Vamos ao básico:
Potência
A potência de um carregador, medida em W, que quer dizer watts de potência, é a corrente (medida em amperes ou miliamperes) multiplicada pela tensão (medida em volts).
A saída de uma carga é medida em voltagem e amperagem. ... Portanto, para carregamento rápido você procura algo que aumente a voltagem em 5 V, 9 V ou 12 V, ou eleve a amperagem a 3 A ou mais.
Quando pegamos um adaptador de tomada, os termos utilizados nele são volts (V), amperes (A ou mA) e Watts (W). Os Volts medem a voltagem, os amperes a corrente de energia e os Watts são uma medida de energia elétrica. Para saber a potência de um carregador, tudo o que você precisa fazer é multiplicar o valor em volts pelo de amperes
Hoje em dia não vale a pena comprar carregadores com menos de 10W de potência ou 2.4A. Infelizmente a maioria das tomadas de móveis ou de parede com tomadas USB tem essa potência.
Mitos e verdades
Começando com os mitos; você quer o melhor e decide comprar o mais potente carregador do mercado, vamos dizer, com 40W. E acha que resolveu o problema! Só que não, porque seu celular ou gadget somente irá suportar a potência de carga naquela faixa para a qual ele foi projetado pela fábrica! Portanto, gastou dinheiro á toa.
Via de regra - a não ser que você tenha um smartphone de última geração - os carregadores mais poderosos e mais caros só representam a melhor opção se você precisar carregar um tablet, laptop ou similar.
Verdade - testes realizados pela Apple demonstram que a diferença de carregamento de um iPhone 13 com carregador de 17W e com um carregador de 20W por exemplo não é significante, e o resultado são apenas alguns minutos de diferença entre um e outro.
Uma dica importante; dê preferência sempre a marcas estabelecidas no mercado e nunca compre carregadores piratas no camelô ou na maioria das lojinhas da Santa Efigênia ou 25 de Março. Cuidado: estes carregadores podem danificar seu smartphone :(
Os preços dos carregadores podem variar e muito. Recomendamos que você pesquise o modelo ideal para sua necessidade/equipamento e busque sempre o custo-benefício.
Carregadores por indução
Com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e voltado para os smartphones de última geração temos a opção do carregamento por indução.
Esta opção permite que o smartphone seja carregado apenas colocando-o sobre uma base. Mesmo não sendo uma tecnologia nova no mercado, tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente entre os usuários que não são muito fãs de fios.
Como funciona a tecnologia de indução eletromagnética? Esse fenômeno físico transforma a corrente elétrica da tomada em um campo magnético, que é transferido para o aparelho que está sendo carregado. Ele possui um pequeno transformador em seu interior, para reduzir a tensão elétrica para uma voltagem compatível com a bateria dos aparelhos e assim essa corrente “compactada” realiza a recarga.
Sensacional e rápido quando você utiliza os carregadores de fábrica, como o Magsafe da Apple, mas deixam muito a desejar em potência e rapidez de carregamento quando são comprados no mercado. A tecnologia certamente irá evoluir para incorporar rapidez e custo benefício na grande maioria de opções disponíveis hoje.
Múltiplas portas
É sempre bom ter esse recurso, principalmente se você tem vários gadgets que necessitam o tempo todo de "juice" como ser referem à carga, os americanos.
Opções particularmente pequenas, acessíveis e com desempenho adequado estão mais prontamente disponíveis. Mas se o tamanho não é uma preocupação para você, um carregador um pouco maior com várias portas geralmente representa um maior custo-benefício, do que um menor que pode carregar apenas um único dispositivo.
Eu, por exemplo, utilizo uma luminária TUTTO de 3 portas rápidas de 17W de potência e 3 cabos diferentes que carregam: meu Iphone, meu relógio Garmin de corrida e o meu Kindle. Todas elas com entrada USB A numa ponta e o cabo específico: lightining para o Iphone, USB C para o Kindle de 11a geração e o cabo específico do Forerunner 245 Music da Garmin.
Mas ficamos por aqui hoje e vamos falar sobre entradas USB e cabos no próximo post.
Aproveite o desconto na compra da nossa luminária de mesa USB TUTTO
Basta utilizar o código: TUTTO_10%_OFF
Fonte: CNET, Apple e Wirecutter