Como escolher uma luminária, como tudo começou? Saiba aqui

Como escolher uma luminária, como tudo começou? Saiba aqui

Você já viu alguém escolher uma luminária ou um abajur?

Eles o seguram, giram em todas as direções, ligam e desligam a lâmpada. Eles ficam ou sentam pertinho e depois longe. Eles trazem almofadas e mantas na hora de escolher a cor da cúpula ou da base, porque a combinação precisa ser a certa para o cômodo em que a luminária vai ser colocada.

Mas, nem sempre foi assim. As casas em 1800 eram iluminadas por lamparinas de querosene. A cupula e a base eram feitas de vidro. Essas luminarias foram projetadas apenas para uso prático.

Em 1879 foi criada a primeira lâmpada incandescente comercial. Isso mudou tudo. Já não vivíamos e trabalhávamos sómente à luz do sol. A vida se expandiu para as horas da noite, à medida que a eletricidade se instalava lentamente por todo o mundo. A necessidade de abajures e luminárias cresceu geométricamente. Seu principal objetivo era ajudar a difundir a luz forte que emanava das primeiras lâmpadas.

Os primeiros abajures eram feitos de papel. Não foi até a era vitoriana, que começou durante o reinado da rainha Vitória de 20 de junho de 1837 até sua morte em 22 de janeiro de 1901, que os tons se tornaram mais elaborados e o ofício de projetar tons se tornou uma arte. Os tons vitorianos são feitos principalmente de materiais como; vidro colorido, miçangas, guarnições e franjas. Eles foram criados para dar ao quarto, ou ao ambiente, elegância e romance. 

A primeira luminaria  Tiffany foi criada por volta de 1895 por Louis Tiffany em New York. O vidro colorido brilhante inspirou o design, para criar uma atmosfera convidativa em casa.

Assim como a moda, o design de interiores reflete as tendências de decoração e de classe social. Todos nós queremos que nossas casas sejam bonitas e um reflexo de quem somos. Com a invenção da lâmpada, houve uma mudança na forma como as pessoas decoravam suas casas. Passamos do prático ao expressivo. Pare e pense sobre isso. Você não prefere se sentar na sala que faz você se sentir mais confortável? Isso porque ela tem com muitas de suas coisas favoritas, seus móveis, tapeçarias, objetos decorativos e a luminária perfeita para iluminar tudo isso. 

Foi assim que começamos a pensar como criar algo diferente diante de tanta diversidade no mundo da decoração e da iluminação. Hoje, o design deve ser valorizado também pela sua  funcionalidade, pela praticidade agregada ao dia a dia das pessoas.

Que tal agregar mais uma função à luminaria? Incorporar um modulo USB para o carregamento de todos os seus dispositivos eletrônicos? Além de iluminar vai manter todos os gadgets e seu celular prontos para uso, sempre.  Foi assim que criamos a TRIO e a TUTTO. Aproveite nosso desconto, nos mande uma mensagem e solicite o código promocional. Até breve 

Voltar para o blog