Cabos e fios, para quê servem e a evolução para um futuro conectado e sem fios. Dicas aqui

Cabos e fios, para quê servem e a evolução para um futuro conectado e sem fios. Dicas aqui

Porque utilizamos cabos e fios?

Nós usamos cabos e fios para transportar corrente elétrica de um lugar para outro. Em dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores e televisões, os cabos e fios são utilizados para fornecer energia aos componentes internos e para conectar e transferir informação e energia elétrica de forma confiável e segura.

Os cabos elétricos apresentam uma quantidade de fios condutores enrolados juntos e isolados com material isolante para evitar curto-circuitos e riscos de choque elétrico. Eles são projetados para suportar diferentes níveis de tensão e corrente, dependendo do uso que será feito.

Os cabos de carregamento são utilizados para carregar baterias de dispositivos eletrônicos, como smartphones e laptops. Eles são projetados para serem flexíveis e duráveis para suportar o uso frequente.

Os cabos de conexão são utilizados para conectar diferentes dispositivos eletrônicos juntos, como computadores e monitores, ou para transmitir informações de áudio e vídeo de um dispositivo para outro. Eles são projetados para suportar diferentes padrões de sinal e para garantir uma transferência clara e sem interferências de sinal.

Nossas luminárias TRIO e TRIO MINI oferecem 3 portas USB de carga 17W e além disso uma tomada de 3 pinos - isso permite que você carregue 4 dispositivos eletrônicos sejam eles celulares, roteadores, impressoras, Alexa etc. Já a TUTTO é tudo o que você precisa numa luminária com as 3 portas para carga, iluminação dimérizavel, articulada e com a lâmpada incluída.

Ainda utilizam cabos - certificados, reforçados e anti-inflamáveismas mas estamos nos preparando para a ter opções Wireless já no segundo semestre, com potência Produzidas no Brasil, oferecem a segurança elétrica que os similares gadgets importados da China não garantem.

Agregue uma lâmpada inteligente e pronto; é tudo o que você precisa numa luminária! Não é show? Saiba mais aqui no site e aproveite o desconto na compra da luminária de mesa USB TUTTO 

Basta utilizar o código: TUTTO_10%_OFF

Quais são as tecnologias utilizadas hoje para a substituição de cabos e fios?

Existem várias tecnologias que estão sendo desenvolvidas para substituir ou complementar os cabos e fios convencionais. Algumas dessas tecnologias incluem:

  1. Sem fio (wireless): As tecnologias sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e NFC, estão substituindo gradualmente os cabos de conexão para a transferência de dados e informações entre dispositivos. Eles permitem a conexão de dispositivos sem a necessidade de cabos físicos.

  2. Carregamento sem fio: A tecnologia de carregamento sem fio está sendo usada para carregar baterias de dispositivos eletrônicos sem a necessidade de cabos físicos. Isso é possível graças ao uso de campos elétricos ou magnéticos para transferir energia de uma fonte para um dispositivo.

  3. Carga óptica: A carga óptica é uma tecnologia que permite a transferência de energia elétrica sem a necessidade de cabos físicos, utilizando luz visível ou infravermelha.

  4. Tecnologia Li-Fi: O Li-Fi é uma tecnologia de comunicação de dados sem fio que utiliza luz visível para transmitir informações de um dispositivo para outro. Ele está sendo considerado como uma possível alternativa ao Wi-Fi em ambientes em que o uso de ondas de rádio é restrito ou desejável.

  5. Carga elétrica por proximidade: Esta tecnologia permite a transferência de energia elétrica de uma fonte para um dispositivo sem a necessidade de cabos físicos, simplesmente colocando o dispositivo perto da fonte.


 Estas tecnologias estão em constante evolução e podem fornecer soluções mais flexíveis, eficientes e convenientes para a transferência de energia e informações. No entanto, é importante lembrar que ainda existem muitos casos em que os cabos e fios são a opção mais apropriada ou viável, especialmente em aplicações que requerem alta velocidade ou capacidade de transferência de dados.

 Qual a evolução e tendências para o futuro na substituição de cabos e fios?

A tendência no futuro é a continuação do desenvolvimento e adoção de tecnologias sem fio para a substituição de cabos e fios. Algumas das tendências futuras incluem:

  1. Carga sem fio mais eficiente: Com a continuação do desenvolvimento de tecnologias de carregamento sem fio, é esperado que elas sejam cada vez mais eficientes e possam fornecer uma carga mais rápida e segura para dispositivos eletrônicos.

  2. Aumento do uso de tecnologias Li-Fi: Com a crescente demanda por soluções de comunicação de dados mais seguras e confiáveis, espera-se que o uso da tecnologia Li-Fi aumente em aplicações em que o uso de ondas de rádio é limitado ou desejável.

  3. Integração de tecnologias de carregamento sem fio em móveis: É esperado que as tecnologias de carregamento sem fio sejam integradas em móveis, como mesas e cadeiras, permitindo que os dispositivos sejam carregados simplesmente colocando-os em superfícies específicas.

  4. Carga óptica mais ampla: A carga óptica é uma tecnologia em rápido desenvolvimento e espera-se que sua aplicação se amplie em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos.

  5. Desenvolvimento de tecnologias híbridas: É possível que surjam tecnologias híbridas que combinem vários métodos de transferência de energia e dados sem fio, oferecendo soluções mais eficientes e flexíveis para a conexão de dispositivos eletrônicos.


 Existe um futuro sem cabos e fios? Qual a previsão para as residências?

Não é possível prever se um futuro sem cabos e fios será completamente alcançado, mas é certo que as tecnologias sem fio continuarão a evoluir e a se tornar mais amplamente utilizadas, o que pode levar a uma redução no uso de cabos e fios. No entanto, é provável que ainda haja necessidade de cabos e fios em algumas aplicações, especialmente em ambientes industriais e de infraestrutura crítica, onde a segurança e confiabilidade são prioridades.

No entanto, é importante lembrar que a eliminação total de cabos e fios é uma mudança gradual que pode levar várias décadas para se tornar uma realidade completa. as tecnologias de carregamento sem fio e de transmissão de dados sem fio, como o Wi-Fi 6 e o 5G, estão se tornando cada vez mais comuns e disponíveis. No entanto, é importante lembrar que a eliminação total de cabos e fios é uma mudança gradual que pode levar várias décadas para se tornar uma realidade completa.

O que você acha, qual seria sua aposta?

30-50 anos? Ainda neste século? Quem viver verá.

Até o próximo post!

Fonte: PC World, CNET e ChatGPT

Voltar para o blog