Dicas sobre redes WiFi e roteadores, como escolher?

Dicas sobre redes WiFi e roteadores, como escolher?

Saiba mais sobre as redes WiFi 2,4Ghz e 5Ghz e defina qual é a mais adequada para você.

E o que são os roteadores Dual Band e Tri Band?

Quem quer comprar um novo roteador, se depara com opções que oferecem redes 2.4 GHz e 5 GHz os  “roteadores dual band ou tri band”

Quando o assunto são redes sem fio (Wi-Fi), a escolha da banda e dos canais que o roteador oferece pode ter um grande impacto no desempenho de rapidez e qualidade da rede.

A Rede 2,4 GHz

A maioria dos dispositivos que emitem um sinal de rádio – roteadores e telefones sem fio, celulares e portões eletrônicos, entre outros – operam na faixa ISM. Nesta banda os dispositivos operam em curtas distâncias e não interferem uns com os outros. Não há necessidade de definir uma frequência específica, como uma estação de rádio ou TV. A faixa ISM estende-se de 2,401GHz para 2,473GHz, mas as pessoas chamam a banda de 2,4 GHz.

Hoje, bilhões de dispositivos operam na banda de 2,4 GHz e, como resultado, causam muita interferência com dispositivos próximos de tipo ISM. Portanto, foi definido que o espectro de 2,4 GHz fosse dividido em 11 “canais” (bandas) menores. Em teoria, esses canais fornecem três faixas de frequência cujos sinais nunca se sobrepõem e não interferem entre si.

A Rede 5 GHz

A banda de 5 GHz é conhecida também como Unlicensed National Information Infrastructure (U-NII). Assim, um equipamento de rede sem fios dual band suporta 2,4 GHz e 5 GHz. Como os que usam padrão Wireless AC (802.11ac), que podem utilizar a banda de frequência mais alta para aproveitar canais adicionais que são menos propensos a interferências do que em 2.4GHz.

Se o seu roteador é dual band (opera ao mesmo tempo com bandas 2,4 GHz e 5 GHz) ou mesmo tri band (opera com um a banda 2,4 GHz e duas bandas em 5 GHz), é possivel criar inúmeras redes sem fio independentes, simultaneamente. Trata-se da solução ideal para aqueles que procuram maximizar o desempenho em uma configuração de rede doméstica.

Qual é a melhor? 

2,4 GHz ou 5 GHz: mais potência, menos alcance.

No caso das ondas de radio, como as usadas no Wi-Fi, quando você aumenta a frequência, consegue transferir uma maior quantidade de dados. Por isso, as bandas 5 GHz são sempre as mais rápidas, além de sofrerem menos com interferências de outros aparelhos.

Entretanto, ocorre que, devido a uma particularidade das ondas de radio, quando se aumenta a frequência perde-se em alcance. Assim, é comum que você note que os sinais da banda 2,4 GHz do roteador cheguem em pontos da casa onde o 5 GHz não consegue funcionar.

O padrão de rede Wi-Fi é divido em várias partes, conheça algumas delas: 

IEEE 802.11b: Esse padrão de rede é o mais usado em residências e em pequenos negócios. Sua principal vantagem é o seu alcance. Porém, tem como desvantagem uma velocidade inferior. O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps.

IEEE 802.11g: Esse padrão poder ser comparado ao (b), porém, apresenta maior velocidade. Comparado ao padrão (b), é muito utilizado domesticamente e em pequenos negócios. Apresenta como desvantagem um alcance mais limitado se comparado ao padrão (b).  O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps. 

IEEE 802.11n: Este é o mais recente padrão, poucos equipamentos fazem uso dessa tecnologia. Além dos produtos da Apple a nossa câmera de segurança WiFi Rosie adotam esta tecnologia  O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade teórica de 65 à 600 Mbps. 

Esperamos que esta breve explicação tenha sido útil para a sua tomada de decisão na compra do seu roteador para operar com a nossa câmera WiFi Full HD Rosie…aguardamos seus comentários abaixo. Obrigado.

Voltar para o blog