Smart Home, Casa Inteligente; Conveniência e Tendências para 2020! Saiba mais!

Smart Home, Casa Inteligente; Conveniência e Tendências para 2020! Saiba mais!

Conveniência & Smart Home...prepare-se! 

O mercado doméstico de produtos smart home nos EUA já é significativo e segue crescendo. Verifique você mesmo as opções em sites como Amazon  ou Best Buy . São inúmeras categorias: alto-falantes e câmeras WiFi inteligentes, campainhas e lâmpadas WiFi, sensores, fornos e geladeiras inteligentes etc.

Mais o interessante é que já não são apenas os "antenados" ou os "nerds", que optam por estas soluções, são as pessoas comuns que abraçaram a idéia dos dispositivos domésticos inteligentes. Essa tendência já pode ser observada de forma embrionária aqui no Brasil, com o lançamento do Alexa no final do ano passado...preparem-se!

Dispositivos domésticos inteligentes são uma benção para os ocupados, os desorganizados e os preguiçosos, mas...

...colocá-los em funcionamento ainda pode ser complicado. Nem todos os produtos são compatíveis entre si. Alguns só funcionam em ecossistemas específicos, portanto, a primeira decisão sobre quais dispositivos escolher pode resultar em uma grande dor de cabeça.
Felizmente, três dos maiores nomes da tecnologia doméstica inteligente estão trabalhando juntos para simplificar as coisas. Google, Amazon e Apple (e outros) criaram o Connected Home Over IP, um novo grupo de trabalho gerenciado pela Zigbee Alliance, que visa desenvolver um novo padrão aberto de conectividade doméstica inteligente baseado no IP (Internet Protocol).

Para os consumidores, isso significa que as coisas simplesmente irão funcionar juntas... seja uma câmera WiFi inteligente, lâmpada WiFi... independente da marca e do eco-sistema adotado por você. Mas também será um benefício para os desenvolvedores, pois um padrão universal agiliza o desenvolvimento de produtos e reduz custos, fornecendo a eles um plano para seus produtos. As outras empresas membros da diretoria da Zigbee Alliance incluem IKEA, Samsung SmartThings e Signify (o novo nome da Philips Lighting).
Eles estão todos à bordo para ajudar a desenvolver o "padrão de conectividade livre de royalties". Quando irá ocorrer? Ainda não temos cronogramas mas resultados práticos devem surgir ainda em 2020.

Tendências para 2020!

Personalizando alertas de câmeras de segurança

Isto não representa uma grande novidade mas câmeras inteligentes e video porteiros finalmente estão implementando com sucesso alertas que distinguem entre pacotes, pessoas, animais de estimação ou mesmo o seu carro entrando na garagem. 

Adicionando controles de gesto a monitores inteligentes

Para nós, o interruptor da luz sempre será a principal referência do controle doméstico intuitivo. Acendemos e apagamos as luzes tão instintivamente quanto qualquer outra coisa. Mas, à medida que os aparelhos domésticos inteligentes invadem mais nossas casas, também precisamos aprender novas interfaces, ou ...novos truques. Felizmente, alguns dispositivos inteligentes estão adicionando controles de gestos, o que significa segurar um dedo nos lábios para abaixar a música ou segurar a mão para silenciar; isso pode se tornar tão natural quanto acender as luzes.

"O maior problema que o controle de gestos resolve agora é a comunicação com um assistente de voz enquanto toca música alta. Agora você não precisa gritar com o som no volume máximo, basta levantar a mão.

Cozinhando com aulas ao vivo em telas inteligentes

Assistir a aulas de culinária ao vivo enquanto você luta para mexer sua própria massa na cozinha fará com que você perceba o quão útil uma tela inteligente de bancada pode realmente ser. Infelizmente, a falta de YouTube nos monitores inteligentes da Amazon é uma chatice para quem espera usar a plataforma de vídeo para procurar tutoriais sobre técnicas simples de cozinha. Mas a rede americana e programas culinários, nos EUA a Food Network, recentemente fez uma parceria com a Amazon para oferecer aulas de culinária ao vivo e sob demanda para sua linha de displays inteligentes Echo Show.

As aulas ao vivo também são um ótimo conceito. Quem não gostaria de uma aula de culinária em sua própria cozinha? Eu adoraria ver isso se expandir para outros monitores inteligentes.

Fazendo com que luzes e interruptores inteligentes cooperem

As lâmpadas inteligentes são um ponto de entrada fácil para a casa conectada, mas apresentam um pouco de um enigma. Desligue as coisas no interruptor e acabe com as lâmpadas, e suas automações e controles de voz sofisticados não serão capazes de ligar as coisas, não importa o quão alto você grite.

Este ano, começamos a ver interruptores inteligentes aqui no Brasil com vários lançamentos que emparelham sem fio com as lâmpadas Philips Hue (ainda importadas e caras), Positivo, Geonav e outras. Para para ligá-las e desligá-las, criar cenários e acender automáticamente como um alarme silencioso pela manhã. 

Conclusão

Este é o momento de você dar o primeiro passo. Escolha um item básico como uma Lâmpada WiFi, uma câmera WiFi ou um Plug Inteligente baixe o aplicativo e controle tudo direto do seu smartphone. Pouco a pouco você irá entender os benefícios de ter uma casa inteligente e irá incorporar novos dispositivos. Praticidade, conveniência e segurança são as principais vantagens...além é claro poder fazer "mágica" quando convidar seus amigos para te visitar!

Conte conosco aqui na Ocanova (11)95056-7800 

Voltar para o blog