Smart Home e Câmeras WiFi Inteligentes

Smart Home, IoT, Automação Residencial Inteligente...saiba mais!

Resultados da mais recente pesquisa nos EUA revelam como a tecnologia Smart Home está impactando a vida das pessoas.

Os aplicativos de automação para a casa conectada        representam a face mais visível e concreta do que chamamos de IoT, em Português; a Internet das Coisas  (conceito mais amplo) ou Smart Home; Casa Inteligente.

De acordo com a pesquisa publicada recentemente nos Estados Unidos pelo  site The Clutch a conclusão é ; sim, as pessoas estão prontas para experimentar as vantagens de utilizar a tecnologia Smart Home.

Veja abaixo as principais conclusões:

- 53% das pessoas nos EUA possuem ao menos um dispositivo Smart Home .

- 33% dos consumidores estão preparados para investir na automação residencial inteligente no curto prazo e somente 14% não têm interesse algum na automação Smart Home.

- 76% dos dispositivos encontrados no sistema Smart Home são dispositivos de segurança: câmeras inteligentes, video porteiro, termostatos, sensores, plugs e iluminação.  

- 53% das pessoas têm adotado a Smart Home não espontaneamente mas "forçadas" pela grande oferta de novos produtos com excelente custo benefício, grande exposição na mídia e principalmente pela penetração de dispositivos como Alexa, Google assistant , câmeras WiFi inteligentes e outros muito populares nos EUA (categoria reporta vendas estimadas em mais de 100 milhões de unidades).

- 43% da amostra foi exposta à dispositivos  Smart Home Devices todos os dias nos últimos três meses e 23% os utilizam diariamente. 

- 37% das pessoas consideram o Smart Home em função da sua conveniência em acessar e controlar sua residência remotamente.

- Para 26% das pessoas o principal motivo para a adoção desta tecnologia é o baixo custo e a confiabilidade dos equipamentos atualmente. Este argumento supera possíveis desvantagens como; vulnerabilidade sobre as questões de segurança, "medo" da tecnologia etc.

A pergunta óbvia é; e no Brasil, como estamos com relação à adoção da tecnologia Smart Home?

Definitivamente, por aqui estamos num estágio bem inicial.

Nos EUA, os principais catalisadores na divulgação da tecnologia IoT (“Internet das Coisas”) e Smart Home foram os dispositivos Alexa da Amazon, Google Assistant, termostatos, câmeras de segurança WiFi inteligentes, sensores em geral e iluminação. O Alexa e o Google Assistant quando lançados por aqui, em Português, devem acelerar a adoção desta tecnologia na medida em que as grandes corporações tem produtos testados e aprovados para introduzi-los localmente. A necessidade de certificação no Brasil de cada um destes produtos Smart Home pela ANATEL e pela INMETRO também inibem, em função do tempo necessário e do alto e custo, o impulso empreendedor dos pequenos e médios importadores.

Mas não se iluda porque os benefícios quanto a conveniência, economia e confiabilidade das soluções Smart Home são inegáveis. Cedo ou tarde embarcaremos na conveniência da "onda" Smart Home!

Alguma dúvida ou opinião? Aguardamos seus comentários abaixo.

Voltar para o blog