Veja aqui, os dispositivos smart home mais populares em 2019…

Veja aqui, os dispositivos smart home mais populares em 2019…

Nos EUA, é claro…enquanto isso, no Brasil...finalmente o Echo Dot e o Echo Show foram lançados, hoje 03 de Outubro, já com uma serie de outros produtos compatíveis.

A variedade dos dispositivos domésticos inteligentes lançados em 2019 nunca foram tão amplas.

Quais são os itens mais populares e como funcionam?

1) Assistentes de voz digitais

 Os assistentes digitais percorreram um longo caminho desde que o primeiro PC IBM
conseguiu reconhecer um punhado de palavras e números falados em 1981.
Siri foi o primeiro assistente digital em um smartphone e hoje tem 34% de participação neste mercado. Em segundo lugar, vem o Google Assistant que responde por 19%, ambos possuem bases substanciais de instalação em smartphones. O Alexa da Amazon tem apenas 6% de participação dentre os assistentes de voz mas é dominante no segmento de alto-falantes inteligentes.
Então, qual é o seu favorito?
O Alexa e o Google Assistant estão sendo testados no Brasil e em breve deverão ser lançados, em Português. Como nos EUA, eles devem ser compatíveis com uma ampla variedade de dispositivos e aparelhos smart home via comando de voz.

 2) Alto-falantes inteligentes

O mercado de smart speakers é bem dinâmico e o líder incontestável é a poderosa Amazon através de sua linha de produtos Echo.

Além da conveniência de reproduzir sua música favorita eles também oferecem toda uma gama de serviços de um assistente digital.
Você poderá saber as notícias, a previsão do tempo, ligar e desligar dispositivos, ouvir musica etc.  usando apenas sua voz. A qualidade do som e sensibilidade dos alto-falantes inteligentes melhora dia a dia e com a maioria deles você não terá problemas para ser ouvido mesmo em uma sala cheia e barulhenta.
Utilize o Alexa, por exemplo, para se comunicar diretamente com outros dispositivos inteligentes compatíveis ou usar o IFTTT e/ou outros Apps. Desta forma, você irá entender rapidamente o potencial da automação residencial e como , hoje em dia, ela pode ser viável, simples e de baixo custo.

3) Hubs Domésticos Inteligentes 

Tendo instalado apenas um assistente digital para obedecer a todos os seus comandos, não se anime muito…
Dependendo de suas ambições muito provavelmente você terá que investir em um HUB. Um hub inteligente irá garantir que os dispositivos inteligentes possam se comunicar adequadamente entre si.
Pense em um hub doméstico inteligente como um gateway ou tradutor pronto para preencher a lacuna entre dispositivos que não falam o mesmo idioma. 
Obviamente, se você pretende apenas instalar uma lâmpada inteligente ou um smart plug, não precisa pensar em um hub. 
Se, por outro lado, você deseja uma casa inteligente mais completa e interconectada, avalie, por exemplo a opcão do poderoso SmartThings Hub da Samsung. Todos os principais protocolos de comunicação são suportados, incluindo o Z-Wave e o Zigbee, bem como quaisquer dispositivos conectados por IP.

4) Luzes inteligentes

Hoje, a iluminação inteligente apresenta muitas facetas, desde a simplicidade de uma lâmpada inteligente plug-and-play, até o controle de toda a iluminação de sua casa, usando comandos simples de voz.
Por que você deveria se preocupar com a iluminação inteligente, quando é tão fácil simplesmente apertar um botão?
Não subestime o quão útil pode ser esta opção? Tente entrar em um corredor que se ilumina à medida que você entra, em vez de se atrapalhar no escuro … pense que você poderá "dimerizar" a luz de qualquer ambiente via alto falante inteligente ou App no seu smartphone etc.
A eficiência energética é talvez o motivo principal para que mais e mais pessoas estejam migrando para uma iluminação inteligente. Você sabia que a eletricidade é responsável por 19% de toda a energia usada no mundo?

5) Fechaduras inteligentes

Embora você possa presumir que fechaduras inteligentes tornam sua casa mais segura, trata-se mais de uma questão de conveniência. Vamos ser sinceros: com uma fechadura inteligente, você está substituindo uma forma de trava por outra. O benefício mais favorável das fechaduras inteligentes é a entrada sem chave. Não há necessidade de encontrar uma porta aberta ou retirar sua chave, basta digitar o código ou se aproximar com seu smartphone…

 6) Robô aspirador

 A conveniência é, talvez, o principal objetivo da automação residencial.
Comece a pensar criativamente sobre como facilitar sua vida em casa. Que tal obter ajuda com a limpeza? Dispensar a diarista? Compre um robozinho aspirador para manter sua casa impecável.
O iRobot oferece uma excelente variedade de aspiradores de pó, incluindo a lendária linha Roomba. O Roomba e também o Neato botvac podem ser controlados através do seu smartphone.

 7) Câmeras de segurança inteligentes

As câmeras de segurança são velhas conhecidas em residências e empresas em todo o mundo.
Sua casa é o seu santuário e abriga tudo de mais precioso. Conseguir ficar de olho nas coisas, mesmo quando você estiver de férias, dá uma sensação de paz e tranquilidade e isso não tem preço!
À medida que a tecnologia avança, as câmeras de segurança inteligentes podem ser facilmente personalizadas para ajustar os alarmes falsos. Prefira as mais modernas FULL HD 1080p – como a câmera WiFi Rosie da Ocanova -com funções como; audio bidirectional, alarme/notificações no seu smartphone e compartilhamento com as pessoas da casa

8) Persianas e cortinas inteligentes

Se você deseja adicionar um produto barato, mas de alto impacto, para modernizar a sua casa, as persianas automatizadas são uma decisão inteligente. Imagine dizer "Alexa feche as cortinas ..."
Você pode pensar que há pouco a ganhar ao poupar o trabalho de alguns segundos em baixar ou subir as persianas, mas apreciará rapidamente a comodidade assim que estiver configurado.
Em combinação com um HUB, você poderá transformar seu smartphone em seu controle remoto e abrir persianas ou qualquer outro dispositivo de 110 volts, como uma tela de projetor etc.
Embora a conveniência seja um forte motivador, se você investir em persianas inteligentes, isto adicionará uma proteção extra de segurança à sua casa. Não há nada pior do que tentar relaxar nas férias enquanto você se preocupa se sua casa está totalmente segura. Simplesmente elevar e abaixar as persianas várias vezes ao dia remotamente pode dar à sua casa a impressão de estar ocupada, mesmo que toda a família esteja ausente. 

Palavra final

A lista de dispositivos domésticos inteligentes que você viu acima representa apenas uma amostra do potencial das soluções Smart Home.
Avalie suas necessidades, pesquise a questão da compatibilidade e dê o primeiro passo. Escolha itens já disponíveis no mercado como câmeras de segurança WiFi  , lâmpadas inteligentes e smart plugs... desta forma você vai transformando devagarinho a sua casa num lugar mais seguro e conveniente para se estar.
Registre-se para receber nossos e-mails e fique ligado no nosso Blog para obter as informações mais recentes e aproveite com exclusividade o  desconto especial de 15% na nossa câmera wifi Rosie.


Voltar para o blog